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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13203
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Título : | O Détournement na arte contemporânea de Pernambuco |
Autor : | Silva, Deyse Maria Lemos da |
Palabras clave : | Détournement; Internacional Situacionista; Arte Contemporânea |
Fecha de publicación : | 31-ene-2014 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Esta pesquisa, do tipo estudo de caso, discute o détournement na arte contemporânea de Pernambuco. Palavra francesa, que traduzida para o português significa “desvio”, o détournement trata de uma técnica de produção artística sistematizada pela Internacional Situacionista (IS) – movimento cultural e, principalmente, político, ativo entre os anos de 1958 a 1972, cujo principal objetivo era o retorno da arte à práxis vital. A ideia do desvio era utilizar elementos pré-existentes para a configuração de novos arranjos significativos. Para investigar essa técnica situacionista na Arte Contemporânea de Pernambuco, foram analisadas três obras de arte: Amor, Ordem e Progresso (2011) de Lourival Cuquinha; o vídeo Travessias da exposição Plus Ultra (2011) de Oriana Duarte; e Entre o Novo e o Nada (2006) de Márcio Almeida. A partir do que foi analisado, percebe-se que o desvio praticado atualmente se aproxima, mas não é igual ao détournement da Internacional Situacionista. Os postulados situacionistas trazem consigo um teor revolucionário que não se aplica ao contexto social, político e cultural da atualidade. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13203 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Design |
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